Melhores Jogos de PS2: 35 Títulos Mais Jogados e Bem Avaliados

Se você é fã de jogos eletrônicos e, além das novidades lançadas anualmente, ainda curte os velhos clássicos de anos atrás, saiba que resolvemos listar os melhores jogos de PS2.

E para facilitar ainda mais a sua leitura, resolvemos dividir a relação de jogos por gêneros: aqui você vai encontrar jogos de luta, RPG, ação, tiro, corrida, esportes, jogos musicais e jogos de plataforma.

Portanto, se prepare porque a partir de agora é hora de conhecer os melhores jogos do PS2, eleitos por fãs e pela crítica especializada.

Antes, um breve e importante resumo sobre um dos melhores consoles de todos os tempos.

PlayStation 2

Produzido pela Sony Computer Entertainment, o console é, desde seu lançamento no ano de 2000, um marco na vida de vários jogadores de games eletrônicos.

Para se ter uma ideia, o PS2 (como também é conhecido) é tão popular que o console e o jogos continuaram a ser fabricados muito tempo após o lançamento de seu sucessor, o PlayStation 3.

Somente com a chegada do PlayStation 4, em 2012, houve o encerramento da produção de jogos.

Ainda hoje, muitas pessoas curtem jogar o PlayStation 2, e foi pensando nisso que resolvemos elencar os melhores jogos já lançados para essa plataforma.

RPG de ação

1. Final Fantasy X

Apesar de ser o décimo título da franquia, que desde cedo fez muito sucesso, Final Fantasy X pode ser considerado como um dos grandes acontecimentos na história do PS2.

Acontece que é a partir dessa versão que a ambientação 3D para o game é inserida. Os combates baseados em turnos de tempo real foram substituídos por turnos não condicionados pelo tempo.

E, enfim, talvez a mudança em relação aos jogos anteriores da franquia trouxe como proposta a dublagem completa do game para português.

2. Devil May Cry

A primeira versão de Devil May Cry para PlayStation 2 merece ser lembrada justamente por causa do personagem principal: o demônio Dante.

Através de caracterização bastante sombria do ambiente do jogo, Devil May Cry inovou bastante no que se refere à mecânica de ação utilizada no decorrer dos desafios na tela.

3. Devil May Cry 3

Ao apresentar a versão mais jovem e vigorosa do já conhecido personagem, presente nas versões anteriores, o terceiro jogo da franquia é considerado o melhor de todos pelos fãs.

Duas características marcantes em Devil May Cry 3 são o tamanho (número de horas jogadas) que se leva para vencer o game, e sua complexidade que acaba representando um desafio singular para aqueles que o jogam.

4. SoulCalibur III

Embora a franquia SoulCalibur seja apresentada como um jogo de luta, por causa dos primeiros títulos, esse terceiro título trouxe inovações importantes que o fez se aproximar mais com os jogos de RPG.

Assim, me refiro principalmente à adição de um “Modo História”, em que é possível fazer os já conhecidos personagens evoluírem, ou até mesmo criar personagens novos e do zero.

E é exatamente por isso que os jogadores consideram SoulCalibur III como o auge do jogo no PlayStation 2, por isso, não poderia ficar fora dessa lista de melhores jogos de PS2.

5. Onimusha

Embora tenha sido realizado várias sequências para o jogo, o primeiro Onimusha é, com certeza, o melhor e mais jogado dentre todos.

Afinal, foi através dele que fomos apresentados a esse universo tão fantástico, em que samurais antigos e deuses da mitologia japonesa se enfrentam em meio à sociedade moderna.

Jogo de ação

6. Grand Theft Auto: San Andreas

O jogo GTA é um game controverso. Sua violência gráfica foi alvo de inúmeros protestos desde seu lançamento.

Polêmicas à parte, GTA San Andreas é o jogo que mais arrecadou em vendas no PlayStation 2. E também está entre um dos mais queridos da franquia Grand Theft Auto.

Isso faz dele um dos maiores e mais importantes títulos lançados, para a sexta geração de consoles.

7. Spider Man II

No gênero de super-heróis da Marvel, esse é o melhor título lançado, juntamente com o jogo Marvel’s Spider Man.

Afinal, através de uma Nova York perfeitamente reconstruída, Spider Man II oferece muita diversão ao se controlar o “cabeça de teia” e resolver os mais diversos crimes pela cidade.

E o melhor de tudo: muitos dos vilões clássicos criados nos quadrinhos do herói também estão presentes no jogo.

8. Grand Theft Auto III

Também conhecido por GTA III e lançado em 2001 para PlayStation 2, o jogo em terceira pessoa e ambientado em mundo aberto é o terceiro lançado pela franquia e obteve o mesmo sucesso que seus antecessores.

Nesse, que é um dos melhores jogos de PS2, a exploração da fictícia “Liberty City”, roubos de carros e violência explícita são marcas registradas.

Tão polêmico quanto os anteriores, essa continuação foi muito bem aceita pelos gamers, e os elogios deram bastante destaque ao conceito e jogabilidade de GTA III.

9. Bully

Outro jogo polêmico e, ao mesmo tempo, bastante popular: Bully.

Com uma jogabilidade semelhante ao GTA, o título permite ao jogador enfrentar os valentões da escola em que frequentam, durante o período em que precisam assistir às aulas.

Uma boa alternativa aos jogadores avessos às perseguições de carros e que prefiram duelos escolares com os valentões de outras classes.

10. Beyond Good & Evil

Em Beyond Good & Evil, sua missão é controlar a personagem Jade e os demais aliados que conquistar pelo caminho, enfrentar diversos inimigos, resolver enigmas e obter as provas fotográficas para provar ao mundo a existência de uma conspiração mundial envolvendo alienígenas.

Apesar de não ter correspondido comercialmente no momento em que foi lançado, o jogo acabou agradando a maior parte da crítica, e aos poucos foi sendo redescoberto pelo público também.

Os planos são de que o jogo seja parte de uma trilogia, e até onde se sabe, o desenvolvimento do segundo capítulo já está a caminho.

11. Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Para quem conheceu ou jogou esse título, ainda na época do lançamento, pode perceber o quanto os gráficos eram perfeitos para o período.

Aliás, o jogo Metal Gear Solid 3 envelheceu muito bem, e ainda hoje é um game bastante requisitado.

Umas das principais características do jogo é manter a furtividade dos personagens que você controla, enquanto precisa cumprir as diversas missões.

Por isso, o fato de que mais da metade da campanha ter uma floresta como ambientação só continuou para tornar o jogo emocionante e desafiador.

Jogo de tiro

12. Resident Evil 4

O sexto jogo da franquia Resident Evil provavelmente é o mais popular entre os jogadores de PS2.

Aliás, a crítica também concordou, e o jogo recebeu diversos prêmios no decorrer de 2005, se tornando um marco para o gênero “survivor horror”.

O jogo também foi pioneiro no desenvolvimento da perspectiva de visão “sobre os ombros”, o que acabou influenciando toda uma geração de jogos em terceira pessoa que surgiriam adiante.

Merecidamente, Resident Evil 4 sempre é incluído nas listas de melhores jogos de todos os tempos.

13. Max Payne

Outro jogo bastante popular entre os adeptos de games em terceira pessoa. Na história de um dos melhores jogos de PS2, você deve controlar o detetive Max Payne em busca de vingar o assassinato de sua família.

O jogo foi fortemente influenciado pelos romances policiais dos personagens durões, o que pode se notar pela ambientação “noir” durante o desenvolvimento do enredo.

Outra curiosidade interessante é a influência da mitologia nórdica presente no game, devido sobretudo às várias alusões a essa mitologia presente por todo o jogo, inclusive nos nomes de diversos personagens.

14. Silent Hill 2

O segundo título da franquia é o melhor.

A história do jogo já começa intrigante, quando o personagem James (que você irá controlar durante a maior parte do jogo) viaja para a cidade de Silent Hill após receber uma carta de sua falecida esposa convidando-o a passar um tempo na cidade.

Desse modo, a jogabilidade consiste em explorar os diferentes locais de Silent Hill, solucionar diversos enigmas, e o principal, enfrentar os monstros e fantasmas que habitam a cidade.

O jogo tem forte influência do cinema, e os criadores se inspiraram em diretores consagrados para fazer a criação da concepção artística de Silent Hill 2.

15. Black

Há quem considere Black como o melhor jogo de tiros em primeira pessoa do PS2. Em pesquisas e listas mais recentes, o jogo sempre aparece entre os 100 melhores do gênero, de todos os tempos.

O jogo tem um design bastante detalhado. Inclusive, a ambientação gráfica e sonora de Black consegue, ainda hoje, ser superior a alguns jogos de tiros de gerações mais recentes.

Jogo de plataforma

16. God of War

Embora o segundo jogo da franquia tenha se superado, esse primeiro God of War se destaca pelos gráficos, história e narrativa, que o transformaram em um fenômeno pouco tempo depois da estreia.

Afinal, quem não se empolgou com a primeira vez em que controlou o Deus da Guerra em suas primeiras aventuras contra as fantásticas criaturas que encontrava pela frente?

17. God of War II

Alguns destaques do God of War II são a sua narrativa forte e contundente, além da jogabilidade simples e dinâmica.

Todas as qualidades que fizeram o sucesso do primeiro título foram aprimoradas e alguns dos erros da mecânica do jogo foram corrigidos.

Esse foi o último jogo protagonizado por Kratos no PlayStation 2, e embora a maioria dos fãs tenha ficado tristes com a despedida, puderam vivenciar o final inesquecível com que o jogo se encerra.

18. Prince of Persia: The Sands of Time

Um dos jogos com melhor enredo presente nessa nossa lista. A partir de uma história intrigante, jogar Prince of Persia: The Sands of Time é uma experiência bastante agradável e desafiadora.

Também podemos destacar a atmosfera criada, a partir de eficientes recursos usados para a composição – tanto sonora, quanto visual.

Em meio a combinação entre fases para explorar o ambiente e fases em que a luta rola solta, Prince of Persia é sempre uma boa opção.

19. Shadow of the Colossus

Shadow of the Colossus é uma verdadeira obra-prima dentre os jogos já lançados pelo PS2.

Na história, você precisa controlar Wander, em um cenário de mundo semiaberto, e derrotar 16 criaturas gigantescas.

Para a época, o jogo trouxe um tipo de jogabilidade bem rara para o mundo dos games até aquele momento.

20. Katamari Damacy

Lançado em 2004, o jogo Katamari Damacy tem como objetivo oferecer uma experiência apoiada em três pilares: diversão, fácil jogabilidade e novidade.

Para quem já conhece o jogador deve ter notado que tanto a história quanto os personagens e ambientação são muito estilizados, senão por vezes bizarros.

O legal é que foram exatamente essas características que chamaram tanto a atenção dos gamers, e tornou o jogo tão querido para várias pessoas.

Com o sucesso do primeiro título, o jogo acabou se tornando uma franquia, e já recebeu diversos prêmios pela crítica especializada.

21. Streets of Rage

Originalmente desenvolvido para o Mega Drive, para sorte dos fãs de jogos de plataforma, Streets of Rage acabou sendo convertido para PlayStation 2 alguns anos depois.

O primeiro de uma série de quatro jogos, o jogo consiste na escolha de um dos personagens para controle (cada um com um tipo de luta diferente), atravessar oito fases no decorrer do game e enfrentar os diversos “mestres”, ao final de cada fase.

No total, Streets of Rage vendeu mais de 2 milhões e meio de cópias ao redor do mundo.

Jogo de corrida

22. Need for Speed Underground

Sétimo título da série Need for Speed, para o PS2. A influência do filme Velozes e Furiosos pode ser facilmente notada, através de suas corridas pelas vias urbanas da cidade, na maioria do tempo, durante a noite.

Need for Speed Underground se destaca por ter sido o primeiro de toda a série a apresentar uma história durante o jogo, e ainda, trocar os carros luxuosos usados nos títulos anteriores pelos carros ligados à tunagem.

23. Gran Turismo 4

Lançado em 2004, sucesso no Brasil e um dos jogos mais vendidos de todos os tempos nos EUA, Gran Turismo 4 chegou a alcançar a marca de um milhão de cópias no prazo de uma semana no Japão.

No total, são 750 carros diferentes, 80 fabricantes e 51 pistas para garantir a diversão durante um longo período de jogo. Da série Gran Turismo para o PS2, esse é considerado um dos mais realistas graficamente.

24. Burnout 3: Takedown

O grande diferencial desse jogo de corrida é oferecer categorias diferentes para jogar, além da tradicional “circuito”, sempre presente para esses tipos de jogos.

A trilha sonora de Burnout 3: Takedown também é bastante elogiada, composta de 44 canções, e acrescenta bastante ao clima das corridas.

Para ganhar o jogo, você deve derrubar ou destruir completamente seus oponentes de uma plataforma.

Jogo de esporte

25. Tony Hawk’s Pro Skater 3

Podendo escolher entre os modos Cooperação e Player Versus Player, o terceiro título da franquia certamente é o mais bem avaliado pelos gamers ao redor do planeta.

Atualmente, com o sucesso de diversos atletas brasileiros no skate, inclusive nas últimas Olimpíadas, o jogo voltou a ser bastante requisitado.

Em comparação aos títulos lançados na plataforma PS1, Tony Hawk’s Pro Skater 3 oferece algumas inovações, como o acesso a um suporte para o game, de forma online.

Mas a melhor das inovações foi a possibilidade de conseguir controlar personagens icônicos, como o Wolverine, e usá-los para executar diversas manobras sobre as quatro rodas do skate.

26. Madden NFL

Madden NFL é um popular jogo de futebol americano, principalmente nos EUA. Aliás, por lá, a edição de 2007 se tornou o jogo eletrônico mais vendido do país, com quase 2 milhões de cópias.

O nome do jogo faz referência ao ex-técnico de futebol americano John Madden, que foi campeão de uma das edições do Super Bowl.

27. FIFA

Maior concorrente do jogo Winning Eleven, na categoria para jogos de futebol, o FIFA ficou caracterizado pela ótima e fiel ambientação da atmosfera que envolve o esporte.

Com o passar do tempo, após sua estreia, o jogo iria passar por um período de reinado absoluto entre os fãs de jogos eletrônicos de futebol.

28. FIFA Street

A outra linha de jogos baseados em futebol para PS2, da FIFA, foi a versão “street”, com várias versões dos craques de verdade (diga-se de passagem, fielmente concebidos) em desafios diversos pelas ruas, praias e becos da cidade.

Ao som de muita música ligada ao rock, pop e rap, FIFA Street ainda se mantém muito divertido para jogar.

29. Winning Eleven

Na outra ponta pela disputa da hegemonia dos jogos eletrônicos de futebol para PS2, temos o Winning Eleven, principal rival do jogo FIFA.

Esse jogo, que ainda hoje é um dos maiores sucessos do PlayStation 2, apresentou várias versões no decorrer do tempo, preocupando-se sempre em apresentar uma boa e precisa jogabilidade, gráficos fiéis ao esporte e diversos tipos de edição.

Jogos do gênero musical

30. Guitar Hero 3: Legends of Rock

De repente, através de um jogo que te oferecia desafios que variavam entre níveis fáceis aos mais desafiadores, você conseguia se sentir uma estrela do rock e tocar os maiores sucessos do gênero.

Essa é a franquia Guitar Hero, embora eu acredite que o jogo dispense maiores apresentações.

Seja no modo Cooperativo, seja desafiando os amigos em um torneio para descobrir quais as makes mais rápidas no controle de uma guitarra “digital”, poucas pessoas resistiram à chance de controlar Tom Morello ou Slash, nesse terceiro título da franquia.

Além disso, o Guitar Hero 3 foi o primeiro a apresentar canções originais, que até então não haviam sido gravadas por outras bandas e guitarristas.

Jogos de luta

31. Tekken 5

Tekken 5 foi escolhido para encabeçar nossa lista de jogos de lutas para o PS2, primordialmente por ele ser um dos mais significativos representantes do gênero.

Quem conhece o jogo sabe bem o quanto ele demonstra bem o alto nível que os jogos de luta conseguiram chegar. Inclusive, a qualidade gráfica do game impressiona aos fãs de games de luta até hoje.

A jogabilidade das lutas também é um grande destaque, e entre tantos combos e contra golpes, aprender todos os golpes dos 32 jogadores presentes no jogo é um exercício de memória bastante desafiador.

32. Street Fighter Anniversary Collection

É impossível recomendar os melhores jogos de luta para PS2 sem colocar Street Fighter na lista.

Desse modo, a coleção de aniversário da franquia apresenta, para o PlayStation 2, a reedição de dois clássicos absolutos: Street Fighter III: Third Strike e Hyper Street Fighter II.

No gênero de luta eletrônica, podemos citar esses títulos como dois dos melhores de todos os tempos.

O destaque para Street Fighter fica por conta do elenco marcante de personagens, envolvidos em lutas onde a jogabilidade e nível de dificuldade se mostram bastante equilibrados.

33. Dragon Ball Z Budokai 3

Após um relativo fracasso no lançamento para o PlayStation 1, Dragon Ball Z acabou se tornando uma febre no gênero de jogos eletrônicos de luta, com essa versão Budokai 3.

Grande parte da saga de Goku nos animes é revivida neste jogo eletrizante, através de divertidos duelos em tipo de jogabilidade fora do comum para o gênero.

34. Def Jam: Fight for NY

Def Jam: Fight for NY é um inusitado jogo que traz como proposta você desafiar outro jogador em um torneio de lutas. Os lutadores? Diversos rappers famosos e consagrados, tais como Ludacris ou o Snoop Dogg.

Apesar do jogo ser meio underground, te desafio a não se divertir com os rappers se enfrentando em batalhas insanas, tendo como cenário diversos pontos conhecidos da cidade de Nova York.

35. Marvel vs. Capcom 2

Marvel vs. Capcom 2 é um grande marco para os jogos que têm como temática o uso do crossover entre personagens originalmente de empresas ou mídias diferentes.

Além de todos os personagens tradicionais presentes na primeira versão, há uma considerável adição que resulta em quase 60 personagens diferentes para se escolher.

A maioria deles precisa ser liberada no modo “Single Player”, mas esse é um elemento a mais para se empolgar com as batalhas emocionantes que o jogo se presta a oferecer.

E aí, curtiu nossa lista?

Espero que tenha gostado de conhecer ou relembrar, através desse material que preparamos, os melhores jogos lançados para PS2.

Assim como você, nós aqui do site somos muito fãs de jogos eletrônicos, e frequentemente postaremos conteúdos novos e exclusivos sobre o assunto.

Portanto, não se esqueça: para ficar sempre por dentro de tudo o que rola no mundo dos games, acompanhe o Segredo dos Games. Então, nos vemos em breve!