2020 foi um ano turbinado de altos e baixos, principalmente para o mercado de jogos brasileiro e mundial.

A economia de nosso país tem passado por algumas crises.

O dólar aumentou e isso também afetou -e muito – o mundo dos cybers.

No entanto, logo com a chegada da pandemia do novo Covid 19 e a quarentena, começou a ficar ainda mais intensificado.

Mas, por quê?

Todos estão jogando mais.

Segundo os dados da Superdata, somente em março a indústria superou em  US$ 10 bilhões (cerca de R$ 56 bilhões) quando comparado ao ano passado.

O crescimento foi maior de 42% para os consoles de mesa.

Segundo o Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, o brasil possui pouco mais de 360 empresas desenvolvedoras.

Todas elas classificadas como micro, com faturamento menor que R$81 mil.

Um exemplo a ser citado é Gartic.

Aquele famoso jogo de adivinhações de desenhos.

Atualmente, são mais de 700 mil acessos diários.

Dessa forma, os desenvolvedores se sentiram na necessidade de buscar por novos servidores ao redor de todo o mundo.

Somente na Indonésia, já chegaram à mais de um milhão de instalações na Play Store.

Mercado de Jogos em 2020 no Brasil - Não passa por crises?

Bilhões faturados em 2019

O mercado de games é um dos que mais faturam anualmente.

São rentáveis e menos propensos à crises.

Somente no ano de 2019, foram muito mais de US$ 120 bilhões.

Mas, quanto seria se esse valor fosse passado para a moeda brasileira?

Nada mais e nada menos que R$636,78 bilhões.

É um número consideravelmente grande.

Além disso, em 2019 tiveram um crescimento de 4% em relação à 2018.

Segundo fontes da SuperData, somente as plataformas mobile como celulares, faturaram cerca de US$ 64,4 bilhões.

Muitas pessoas estão usando – optando – pelo mobile por ser muito mais barato.

Não são todos que possuem a condição de investir em um super PC gamer.

Os Pc’s perderam nesta competição e permaneceram com apenas US$ 29,6 bilhões de toda a franquia.

Mercado de jogos AAA em declínio? Será?

Acredita-se que o mercado de jogos AAA está sofrendo declínios, chegando a ser de -5%.

Entretanto, ano passado em 2019 foram lançados menos jogos para esse estilo.

2018 teve alta porque lançaram muitas opções.

No início do ano, acreditava-se que o faturamento de 2020 seria de US$124,8 bilhões.

Entretanto, com a chegada da Pandemia, os lucros aumentaram muito mais.

Além disso, existem muitos jogos esperados que serão lançados em dezembro de 2020.

Um dos mais famosos deles é o CyberPunk.

Deveria ser lançado no mês de abril, sofreu de adiantamentos por mais de 6 meses.

Chegando dia 19 de novembro quando deveria ser lançado, foi adiado para dia 10 de dezembro.

Em suma, a desculpa foi que estariam lançando para muitas plataformas.

Portanto, deveriam tomar muito cuidado com os possíveis bugs.

Cyberpunk é adiado para 2021? Será?

Mas, afinal, qual será o faturamento do Mercado de jogos em 2020?

Quando lançaram especificações já em janeiro, ninguém esperaria a chegada de uma pandemia.

Dessa forma, acreditava-se que o mercado de jogos poderia crescer um pouco mais e faturar até US$124,8 bilhões.

No entanto, já é fim de ano e esse número mudou consideravelmente.

Acredita-se que o desempenho deste ano será maior que R$155 bilhões.

Portanto, isso equivale a R$821,73 bilhões.

Dessa forma, não era de se esperar algo muito diferente.

A  Pesquisa Game Brasil de 2019 mostra que cerca de 66% de brasileiros jogavam algo.

Sendo assim,  53% são mulheres e 47% são homens.

As mulheres geralmente jogam mais devido à disponibilidade dos jogos para celulares.

Um número muito alto de cybers faz o uso deles.

Portanto, uma boa ideia é já comprar um celular com bastante memória e espaço.

Procure opções que podem trazer bons gráficos e que não trave.

CD Projekt Red já gastou US$ 121 milhões em Cyberpunk 2077

Os games podem trazer um bom retorno de investimento.

Entretanto, fazem com que sejam gastos mais de milhões.

Esse é o caso da CyberPunk, que como já dissemos, fora adiado algumas vezes.

Ele é um dos mais esperados no Mercado de Jogos atuais.

As informações lançadas em setembro que  estariam gastando mais de U$121 milhões no game, é verdadeira e foi lançada pela própria CD Projekt.

Em suma, a própria matéria foi publicada por vários sites importantes de tecnologia como o Adrenaline.

Onde posso divulgar a minha marca de alimentos? Dentro dos jogos!

Já parou para pensar em como a publicidade dentro dos games é intensa?

É um dos melhores locais para divulgar e fazer marketing.

Essa é uma boa sacada de associação.

Por exemplo, quando vemos jogos de futebol, geralmente usam placas divulgando marcas.

Dessa forma, o mesmo ocorre dentro de partidas online.

Quem nunca estava jogando e encontrou um anúncio de um fast food?

Pensando nisso, muitas páginas realizam a pesquisa sobre os tipos de alimentos mais consumidos.

Faz parte da estratégia de muitos desenvolvedores e agências.

Observe o que foi descoberto que os games consomem durante as partidas:

E então, gostou do nosso artigo?

Que tal saber mais sobre o Mercado de jogos?

Portanto, basta clicar aqui e conhecer um pouco mais sobre o Segredo dos Games!

Conheça outros artigos semelhantes:

Em suma, irão te ajudar – e muito – a montar todo o seu computador!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *