Loading Posts...

Se você está buscando dicas sobre a melhor placa mãe gamer, está no lugar certo!

Na hora de montar um PC potente, componentes como placa de vídeo e processador geralmente são os mais observados pelos usuários.

A placa mãe é um dos elementos mais importantes para quem está montando um computador para jogos.

E se engana quem pensa que todas as placas são iguais.

As placas gamers são mais potentes e robustas do que as tradicionais.

Contudo, para um usuário leigo que apenas deseja comprar o periférico para rodar os seus jogos prediletos, como é possível distinguir uma placa mãe gamer de uma comum?

Há algumas características e informações que precisam ser observadas para que o usuário saiba escolher qual é a melhor placa-mãe para o seu PC.

Vamos tratar dessas características no final do artigo, mas antes, confira os 3 principais modelos que separamos pra você comprar e ter certeza de um bom negócio.

Top 3 Placa Mãe Gamer para o Leitor

Fizemos um apanhado com as 3 melhores placa mãe gamer disponíveis até o momento para te ajudar na escolha ao montar o seu computador.

NomeChipsetOverclocking?Preço
MSI Z270 Gaming M5Intel Z270SIM
Gigabyte X299 AORUS GAMING 3Intel X299SIM
Gigabyte GA-B250M-GAMING 3Intel B250NÃO

Lembrando que essas são apenas sugestões que você pode ou não seguí-las.

Se você tem alguma outra recomendação, deixe um comentário e ajude nossa comunidade.


1. MSI Z270 Gaming M5

A placa mãe gamer MSI Z270 Gaming M5 possui um soquete LGA 1151, o que permite a utilização de processadores Intel Core i3, i5 e i7.

Essa placa conta com quatro bancos de memórias RAM DDR4, apresentando uma frequência máxima de 2133 Mhz.

Com um preço acessível, essa placa é indicada para quem quer dar um upgrade no computador sem gastar muito e já se preparar para jogos de Realidade Virtual.

A MSI Z270 Gaming M5 conta com um processador gráfico integrado com as saídas HDMI e DisplayPort.

Para quem está procurando uma placa que possa receber upgrades futuros, a MSI Z270 Gaming M5 conta com três slots PCI-Ex16 e três PCI-Ex1.

O periférico conta também com 8 portas USB 3.1 e 7 portas USB 2.0 e 1 porta Serial.

Prós: Chipeset Z170, que conta com tecnologias que garantem um alto desempenho na hora dos jogos, excelente custo-benefício.


2. Gigabyte X299 AORUS GAMING 3

A placa X299 AORUS GAMING 3 da Gigabyte conta com um soquete LGA 2066, sendo compatível com o i7 X-Series e processadores Intel de 14nm, ela possui suporte para o Intel Turbo Boost Max Technology 3.0.

Essa placa-mãe possui um Intel X299 como chipset e tem um visual muito bonito com luzes de leds RGB ao qual você mesmo escolhe as cores.

A placa mãe Gigabyte X299 AORUS GAMING 3 possui um bom custo-benefício, sendo uma das opções mais em conta da categoria.

Essa placa conta com 6 slot PCI 3.0 X16, 4 PCI 2.0 X1 e 2 PCI 2.o X16.

O sistema para controle de temperatura da X299 AORUS GAMING 3 é muito bem estruturado com 9 sensores de temperatura, seus conectores são Híbridos, suas ventoinhas e sensores são interoperáveis.

A placa ainda conta com o sistema Fan Stop que paralisa o funcionamento das ventoinhas quando a temperatura estiver baixa o suficiente, evitando assim que ela faça muito barulho e gaste menos energia.

Prós: Uma placa muito bonita com uma boa performance, boa para overclocking com um sistema muito bom de controle de temperatura e com um ótimo custo-benefício.


3. Gigabyte GA-B250M-GAMING 3

A Gigabyte GA-B250M-GAMING 3 é uma placa mãe intermediária ideal para você que quer economia e qualidade.

Ela possui um soquete LGA 1151, o que permite a utilização de processadores Intel Core da sexta geração (i3, i5 e i7), além das placas das marcas Celeron e Pentium.

A Gigabyte GA-B250M-GAMING 3 conta com um Chipset Intel B250 Express.

Essa placa oferece quatro módulos de memória DDR4, possibilitando a utilização de até 64 GB de RAM conectados em canal duplo.

A GA-B250M-GAMING 3 tem ainda 6 sensores de temperatura e 4 conectores híbridos de ventoinha.

Prós: Ótimo preço para um placa que aceita memória DDR4.

Cons: Não permite overclocking.


Melhor Placa Mãe Gamer: Fatores para Levar em Consideração na Escolha

Existem diversos modelos de diferentes marcas disponíveis no mercado.

Porém, para escolher uma placa mãe que esteja dentro da categoria gamer, é recomendável que o usuário leve em consideração as seguintes informações:

Capacidade do Setor de Memórias

A maioria das placas feitas com um chipset barato não são capazes de suportar módulos de frequência mais altas, o que acaba contribuindo na experiência do jogador.

Muitas placas-mãe são limitadas a 1.333 Mhz, muito abaixo do padrão atual que é de 1.600 Mhz.

Portanto, placas com o padrão abaixo do atual e que não ofereçam a possibilidade de upgrade não são recomendadas para um computador gamer.

Sistema de Dissipação de Calor

Uma placa mãe gamer precisa contar com dissipadores nas fases para não esquentar os Transistores de Efeito de Campo (também conhecido como MOSFET) que alimentam a placa.

Sem a presença de dissipadores, a placa esquentará mais rapidamente, o que pode resultar em sérios problemas.

A falta de um sistema de dissipação de calor pode resultar na danificação de um ou mais componentes no PC gamer.

Sistema de Alimentação

Uma placa com um sistema de gerenciamento de energia pode comprometer o desempenho de sua placa-mãe.

Por conta disso, diversas marcas contam com uma linha destinada de placas desenvolvidas exclusivamente para PC gamers, justamente para “aguentarem o tranco”.

Placa mãe gamer com entradas de 4 pinos não oferecem o sistema de alimentação necessário para processadores mais modernos.

Atualmente, existem placas com duas entradas de 8 pinos. Preste atenção nesse detalhe ao escolher a placa mãe para jogos.

Capacitadores e Indutores

Quando a utilização do computador é intensa, como é no caso dos PC gamers, capacitadores e indutores de baixa qualidade podem interferir tanto no desempenho do jogo quanto na própria integridade física do computador.

Por isso, ao escolher a sua placa mãe gamer, procure por periféricos que contenham capacitadores japoneses e indutores blindados.

O investimento será um pouquinho maior, mas, com certeza, valerá a pena em todos os sentidos.


Conclusão

Depois de ver todas as características e detalhes importantes no momento de escolher a melhor placa mãe gamer, chegou a hora de comparar e analisar os melhores modelos de acordo com o seu orçamento.

Utilize esse (ou outros guias) na hora de escolher uma placa compatível com o seu setup.

Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar uma experiência, deixe um comentário e participe da conversa!


Avalie esse post!
Voted Thanks!

Rafael

<p>Amante de tecnologia, de família, nerd por natureza e D E S E S P E R A D O por descontos e preços baixos! Aqui no blog você aprende várias dicas pra comprar mais barato! :D</p>

Show one comment

julho 22, 2017
0

Faltou placas para suporte a processadores da AMD AM4 / DDR4 para 7geração.
As demais são somente para processadores intel.
Fico no aguardo das proximas!
Obrigado. E ótimo post.

Leave a Comment

css.php